Monday, September 18, 2006

É dificil esquecer de Capitão Planeta

Capitão Planeta

Trata-se de um herói ecológico com poderes da natureza, ele é uma combinação dos poderes dos cinco Protetores: Terra, Fogo, Vento, Água e Coração – intensificados. Todos os elementos e as forças da natureza estão à disposição do mesmo, ele possui um vasto conhecimento sobre o universo; emocionalmente é uma mistura das personalidades dos Cinco Protetores, uma combinação de suas Almas e de seus corações. Mas, acima de tudo é uma metáfora do trabalho em equipe e da cooperação. Se o Capitão Planeta for exposto a lixo tóxico, poluição do ar, chuva ácida e outros poluentes, seus poderes se enfraquecem temporariamente então ele precisa retornar à Terra para "recarregar" suas energias. O Capitão Planeta tem uma enorme empatia e "sente" o sofrimento dos outros seres – sem exceções. Por esta razão, procura não trazer sofrimento aos outros, o que o leva a usar sua inteligência além da força física na luta contra os “inimigos da Terra”. Apesar de ser um super-herói do meio ambiente, ele tem consciência de que não poderá resolver os problemas ecológicos do mundo para sempre, fazendo questão de dizer que todos precisam aceitar suas responsabilidades em relação ao futuro da Terra. Por isso, sempre repete: "O poder é de vocês!". Lembrando que as pessoas têm o poder de mudar o mundo. Como a maior parte dos Super-Heróis, o Capitão Planeta só aparece vestido em seu uniforme. Essa não é uma roupa comum e sim os elementos da Terra que fazem parte de sua composição. Com isso, ele tem a capacidade de reorganizar sua estrutura molecular e de se transformar nos vários elementos da natureza - água, vento, fogo, gelo etc. Sua aparência reflete as diversas culturas, com cabelos verdes da cor das florestas, pele azul da cor do céu, olhos castanhos da cor da Terra, peito, luvas e botas vermelho-sangue e o globo do mundo em amarelo da cor do sol. O globo está localizado no seu peito e, às vezes, muda de cor e fica cinzento quando o Capitão Planeta perde seus poderes ou é exposto a grandes níveis de poluição.
Personagens


Heróis
Gaia - dublada por Lina Rossana - com sua bela aparência de uma mulher jovem de pele levemente morena e semblante sereno, ela é o Espírito da Terra, e tendo assim sua vitalidade ligada diretamente à existência do planeta. Ela "mora" na magnífica Ilha da Esperança, único lugar do mundo onde ela tem seu corpo físico normal (nos demais locais do mundo ela só possui presença espiritual, podendo no entanto interagir verbalmente com as pessoas) e através das telas de cristal ela demonstra a situação pela qual o mundo está passando. Ela escolheu cuidadosamente cinco jovens espalhados pelo mundo - que ela chama de "os Protetores" - e concedeu-lhes anéis cujos poderes controlam os fenômenos da natureza, mais o poder do Coração. Quando unidos, estes cinco poderes convocam o grande defensor da Terra, o Capitão Planeta. A aparência de Gaia simboliza a mistura de todas as etnias que compõem a humanidade.
Capitão Planeta (Captain Planet), dublado por Ricardo Schnetzer - o grande herói da Terra, que surge da fusão dos cinco poderes dos Protetores. Sua roupa representa todas as virtudes e elementos de nosso mundo: suas luvas e botas (vermelho) representam o fogo; sua pele cristalina são o vento e a água; seus cabelos verdes simbolizam as florestas (coração do mundo), ou seja, a consciência das pessoas com relação ao seu papel global; seus olhos são marrons como a terra; e o globo dourado no peito evidencia a vitalidade mundial. Ele enfraquece com qualquer forma de poluição e recarrega seus poderes através dos elementos puros da Terra. O Capitão também pode se transformar em qualquer um dos elementos da terra. Ele combina bondade, sensibilidade, inteligência e super-força em sua luta contra os que destróem a Terra. Sua frase-lema "O poder é de vocês!" indica o fato de que ele sozinho não pode resolver todos os problemas do mundo e por isso cabe em maior parte este papel à conscientização da humanidade com um todo em defesa da Terra.
Os Protetores (The Planeteers) - são os cinco adolescentes eleitos como Protetores por Gaia e a eles confiados os poderes da natureza. Eles se diferenciam das demais pessoas por sua maior maturidade e consciência perante à situação de nosso mundo. São eles:
Kwame, dublado por Ettore Zuim - rapaz negro do Quênia, na África. Sempre sofreu muito com a seca, pobreza, racismo, fome e doenças que assolam sua terra. Ele é aparentemente o líder dos Protetores e possui uma personalidade direta e focada em seu dever de Protetor, além de ser conservacionista e firme em suas convicções. Possui o anel da terra.
Willer, dublado por Carlos Marques - este americano nascido e criado entre as favelas e subúrbios do Brooklyn é o "comediante" do quinteto. Presenciou brigas de gangues e todos os tipos de violência urbana. Tem uma personalidade impulsiva (às vezes imprudente), brincalhona, alegre e sempre com alguma piada a tiracolo, mas sabe tratar com seriedade quando é necessário. Alimenta um romance não correspondido por Linka (que não lhe dá qualquer atenção) e possui o anel que comanda o fogo.
Linka, dublada pela Marisa Leal - esta garota da antiga União Soviética é o cérebro do grupo. Intelectual, lógica, analítica e muito educada, entende de computadores e programa como ninguém. É a mais madura, sensata e correta do grupo. Não gosta de Willer, por quem vive sendo cortejada. Seu anel controla o vento.
Gi, dublada por Iara Riça - ela vem do Japão e adora esportes e natureza, sendo exímia conhecedora de biologia, principalmente dos mares. Ela mistura gosto refinado com uma personalidade alegre e entusiástica, tal como Willer, e ama as criaturas aquáticas. Sem contar que é atlética e pratica muitos esportes, principalmente o surfe. Gi pode controlar a água com o anel dado por Gaia.
Ma-Ti, dublado por Oberdan Júnior - um menino índio nativo da América do Sul (pode ser Brasil ou Peru). É o mais jovem, sensível e sentimental do grupo, mas também é interiormente muito forte em sua luta pela defesa da Terra. Seu povo possui um tipo de vínculo espiritual com a natureza, o qual parece permitir com esta alguma comunicação interior. Conhece a natureza com seus benefícios e perigos como ninguém. Seu melhor amigo é seu macaco-aranha de estimação chamado Sushi, que o acompanha em sua trajetória. Seu anel do coração permite-lhe comunicar-se telepaticamente com qualquer ser vivo, ler suas mentes e até aplacar seus ódios e raivas mais profundas.


Vilões
Estes são os que fazem o mal, ou seja, espalham poluição e destruição pelo mundo, portanto sendo inimigos diretos do Capitão Planeta e os Protetores.
Zarm, dublado algumas vezes por Garcia Júnior - o principal inimigo de Gaia e do Capitão Planeta. Ele é, assim como Gaia, um espírito planetário, porém destruidor e maligno - em contraste com Gaia, Zarm pode se manifestar fisicamente aonde bem quiser. Ele devastou inúmeros mundos pelo universo afora e tentou fazer o mesmo com a Terra, onde acabou derrotado e expulso por Gaia. Com sua maldade e escuridão ele tenta de tudo para consumar o lado mau da espécie humana a fim de que esta destrua a si mesma e seu próprio mundo. Normalmente aparece disfarçado para enganar as pessoas ao seu redor, mas na maioria das vezes se caracteriza por seus longos cabelos negros e um tipo de armadura imperial que lhe confere uma pose majestosa. Sua corrupção e sede de poder não possuem limites.
Porco Greedly (Hoggish Greedly), dublado por Dario Lourenço - ele possui o aspecto de um porco seboso, comporta-se, vive e até grunhe como um porco. É também muito ganancioso (isso se evidencia pelo seu nome), mesmo que a Terra sofra com isso. Ele possui maneiras asquerosas de um autêntico suíno e adora devorar recursos preciosos (em mais ênfase não-renováveis como petróleo e minerais). Veste-se na maioria das vezes com uma roupa "operacional" muito larga e ensebada com gravata azul e botas grossas. Seu capanga-mor é Rigger, um magrelo nojento, queixudo e dentuço vestindo roupas de punk, boné de baseball, calças de suspensórios e botas estreitas.
Drª. Blight, dublada por Sônia Ferreira - uma brilhante mas pérfida cientista que adora utilizar a ciência para fins diabólicos: criar novas toxinas, monstruosidades biológicas, espalhar a poluição e outras que envolvam seu intelecto, e tudo isso lhé dá o nome "blight" ("podre" em inglês). Por falar em intelecto, Blight possui como ajudante o supercomputador chamado M.A.L. (dublado por Issac Schneider), cuja inteligência artificial é puramente voltada para o mal. Ela veste um tipo de "jumpsuit" cor-de-rosa justo ao corpo, botas finas e um cinto de utilitários, além de um pequeno topete desbotado que lhe cai sobre um dos olhos para esconder tal parte do rosto desfigurada por queimaduras de ácido em experiências anteriores.
Looten Plunder, dublado algumas vezes por Magalhães Graça e José Santa Cruz - ele adora dinheiro mais que tudo. Sempre vestindo elegantes ternos geralmente feitos de pelagem animal e com cabelos presos em rabo-de-cavalo, este obscuro magnata se utiliza de fazer o mal de forma mais ampla aos seres vivos em sua viciante busca financeira: seja ameaçando animais e vegetais até mesmo contratar serviços mercenários para eliminar todos, de pessoas a governos, que ousem cruzar seu caminho. Ele vive em fortalezas móveis de alta tecnologia que devastam tudo o que existir pela frente. Seu mercenário assecla Argos Bleak adora executar qualquer serviço sujo para seu chefe - e para ser bem pago também.
Duke Nukem, dublado por Amaury Costa - ele parece um homem revestido com pedras radioativas douradas. Aliás, radiação é o que ele mais gosta. Ele está sempre em busca deste tipo de material não só para consumir e ficar mais forte mas também para contaminar a Terra com sua radiação. Ele se veste com roupas de havaiano (chinelos, camisa de turismo, bermudão e óculos escuros) e gosta principalmente de "banhos" de radiação. Seu capanga Roupa-de-Chumbo (Plumb Suit) - dublado por Paulo Pinheiro - é normalmente um covarde que se assusta com o poder de seu chefe.
Verminoso Escória (Verminous Scum), dublado por Marcos Miranda e Miguel Rosenberg - ele é literalmente um rato (humanóide, claro) e vive nos imundos esgotos subterrâneos das grandes cidades. Ele gosta de poluir utilizando principalmente materiais de esgotos e não pensará duas vezes em lançar hordas de ratos, lixo e produtos químicos nocivos para fora de seus domínios. Veste roupas velhas e acabadas, compostas de um traje roxo imundo com capuz vermelho. Não possui um capanga secundário fixo.
Matreiro (Sly Sludge), dublado algumas vezes por Isaac Bardavid e Antonio Patino - como seu nome sugere, ele possui uma astúcia enorme para fazer mal ao mundo. Ele lida principalmente com lixo e produtos tóxicos, fingindo tratar dos mesmos com seriedade mas na realidade costuma despejar toda a sujeira em rios, lagos, florestas e outros ambientes naturais; não havendo onde se desfazer do lixo, ele o queima a céu-aberto sem se importar com o risco de ele se transformar em chuva ácida. De forma similar ao Porco Greedly, Matreiro visa entrar e sair de cena sem ser focado pelas autoridades locais e menos ainda pelos Protetores. Veste-se usualmente com um tipo de uniforme de operário, com cabelos alongados para trás e uma barriga enorme. Seu parceiro Sujão (Ooze) não passa de um trapalhão chorão e incompetente.
Capitão Poluição (Captain Pollution) - este doppelgänger do Capitão Planeta é a combinação dos poderes poluidores dos anéis malignos criados por Blight para ela mesma, Duke Nukem, Matreiro, Escória e Plunder. Tais anéis - Ódio, Super-Radiação, Fumaça, Tóxicos e Desmatamento, respectivamente - são cópias malignas dos anéis dos Protetores (que Blight roubou e deles criou as cópias). Em uma inversão plena ao herói, o Capitão Poluição se fortalece com poluidores tóxicos e enfraquece com os elementos puros de nosso planeta.




Capitão Planeta



0 Comments:

Post a Comment

<< Home