Impossivel esquecer...

Monday, September 18, 2006

Flashman

Cinco jovens foram raptados quando crianças por caçadores espaciais, mas acabaram sendo salvos pelo povo do Planeta Flash. Durante vinte anos os jovens viveram e treinaram no Planeta Flash e seus satélites, voltando para a Terra ao saberem que o cruzador Imperial Mess, liderado pelo Monarca La Deus e o cientista Doutor Keflen, está prestes a invadir o planeta.
Chamada inicial: Um dia 5 crianças foram raptadas da Terra e levadas para os confins do Universo, e após 20 anos... Comando Estelar Flashman!!!!!!

Flashman





Personagens

Flashman
Jin/Red Flash: O líder do grupo. Foi criado no Planeta Flash, o qual reunia as características de todos os satélites do Planeta Flash em um só. Com um grande senso de justiça, mesmo nas horas mais críticas incentiva seus companheiros a nunca desistirem da missão. Como arma têm a Sword Laser, cujo ataque principal é o Trovão de Fogo.
Dan/Green Flash (Dai no original): Criado em Green Star, onde a gravidade era muito forte e a superfície rochosa. Possui o poder da super-força. Como arma tem o Glass Laser.
Go/Blue Flash (Bun no original): O mais jovem dos Flashman, foi criado no desértico Blue Star, onde eram comuns tempestades magnéticas. Possui a habilidade de subir nas paredes e consegue dar pulos e saltos além da gravidade. Suas armas são a estrela projétil e a Laser Ball.
Sara/Yellow Flash: Criada no gélido Yellow Star, onde desenvolveu grande habilidade mental e aprendeu a controlar o ar e seus movimentos. Como armas têm a bola projétil e o Bastão Laser, cujo ataque principal é o Freeze Laser, de poderes congelantes. No final da série ganha um novo ataque, o Super Giro. É a única na série que descobre quem são seus verdadeiros pais.
Lu/Pink Flash: Criada em Pink Star. Tem a habilidade de levitar, já que em Pink Star aprendeu a controlar a gravidade do próprio corpo. Suas armas são o coração projétil e o Shoot Laser, que têm como ataques o Super Passo, Chute Relâmpago e Super Terremoto. De todos os Flashman foi o menos focado, tendo protagonizado apenas 2 episódios (3 se contarmos o episódio 5, "O sucesso das guerreiras", com o qual protagonizou junto com Sara).


Aliados
Mag: Robô projetado pelo povo do planeta Flash, é encontrado na nave Condor. De início é hostil aos Flashman, depois os acolhe como filhos.
Doutor Tokimura: Cientista e pai de família, teve há 20 anos um de seus filhos capturado por caçadores espaciais. Sempre ajuda os Flashman com seus inventos. Nos últimos episódios, descobre que Sara é sua filha.
Setsuko Tokimura: Esposa do Doutor Tokimura.
Barak: Cria de Keflen, Barak em luta há 100 anos enfrentou Deus Titã e foi derrotado. Porém teve sua vida poupada e em uma cilada foi traído. No capítulo 17 vem à Terra e entrega o Titan Flash aos Flashman. É morto no capítulo 19 após ser ferido gravemente por Kaura.


Inimigos
Monarca La Deus (Ler Deus no original): Líder do cruzador imperial Mess. Objetiva se tornar o ser mais poderoso do universo, e para isso utiliza várias criaturas dos planetas invadidos ao longo do universo. No final é transformado pelo Doutor Keflen no monstro La Zeuner e depois no monstro Demoz e destruído pelo Gran Titan, após ter derrotado o Flash King.
Doutor Keflen: Cientista geneticista que através de experiências com biomoléculas cria monstros para destruir os Flashman. Wandar, Urk, Kirt, Nefer e Gals são todos criações suas. Afirma categoricamente que "a mutação sintetizada é a arte da vida". Na verdade Keflen é um terráqueo capturado ainda bebê a 300 anos atrás e submetido a várias experiências e criado por La Deus, o que é revelado no final da série por Kaura e La Deus.
Wandar (Ley Wanda no original): Comandante de campo, assemelha-se a uma zebra alada e foi criado pelo Doutor Keflen reunindo biomoléculas de vários seres do universo. Pode se transformar em Wandaloo (Wandarla no original), dizendo "Mutação Demoníaca, monstro fantasma Wandaloo". Transformado, tem o poder de congelar o tempo por 3 segundos.
Nefer (Ley Nefel no original): Comandante de campo, também é criação do Doutor Keflen. Armada de um pequeno bastão, ela pode se transformar em Nefeli (no original Nefelura). Transformada pode criar ilusões gritando "Visão Infernal" e ainda passa a ter como arma 2 bastões. Dentro do Mess têm uma grande rivalidade com Wandar.
Urk: Assistente de Nefer.
Kirt: Tal como Urk é assistente de Nefer.
Gals: De pele azul, ele é monstruoso e não fala. Foi destruído no episódio 28 em combate contra o Gran Titan.
Kaura (Sir Cowler no original): Junto com seu grupo de seus caçadores espaciais (Baura, Kerao, Hag e Hou), sequestrou os Flashman ainda crianças na Terra há 20 anos. Um homem seguro de si mesmo, Kaura carrega consigo um terrível chicote laser de 15 metros de comprimento e além disso pode disparar raios de seus dedos. Guarda muitos segredos sobre o passado dos Flashman. Possui uma grande rivalidade com Doutor Keflen, que se transorma em guerra no episódio 43, quando Keflen resolve usar os caçadores do grupo de Kaura para criar o monstro Gitan.
Galdan: É o braço direito de Kaura. Aparece pela primeira vez no episódio 43, quando Kaura abre guerra contra Mess. Junto com Kaura deu muito trabalho para os Flashman e ao Cruzador Imperial Mess, até que no episódio 48 é transformado no monstro Galdez pelo Doutor Keflen, após ser pego de forma covarde por Nefer.
Medusan (Kraagen no original): Criado pelo Doutor Keflen, aparece pela primeira vez na série no episódio 2. Toda vez que os Flashman destruíam os monstros criados por Keflen, ele era invocado. Com seu poder ele não apenas ressucitava os monstros como também os aumentava deixando-os gigantes.
Zolos: Soldados de Mess, parecidos com insetos que possuem cor vermelha e olhos verdes e tal como os soldados Hidler de Changeman e os Angla de Maskman não conseguem falar.

Outros
Guarda Hiroshi (ep.5): Policial que aparece no episódio do monstro Polvus. Desenvolve uma certa relação com Sara e Lu.
Sayuri (ep.10): Garota pela qual Dan se apaixona. Era dona de uma floricultura e com o intuito de provocá-lo Nefer se disfarça da mesma.
Miram (ep.21): Miram afirmava ser o irmão de Sara, quando na verdade não era. Com o intuito de provocar Sara, Kaura, Wandar, Nefer e Gals o torturam ao extremo. No final é mandado para o Planeta Flash para ser tratado.
Ryu Akakusa (ep.26): Boxeador, é amigo de Dan. Por conta de sua força Keflen tentou transformá-lo, sem muito sucesso, no monstro Jagan.

Armas e Equipamentos

Armas
Star Laser: Poderosa arma laser que pode mudar para espada e escudo. Perfeita para o combate corpo-a-corpo. Criadas a partir de um material muito resistente e desconhecido, encontrado apenas no planeta Flash. Combinadas podem formar Star Laser Flash Bumerangue, Star Laser Fusão Poderosa Lança e o Super Star Flash.
Bola projétil: Utilizado por Sara, consistiam em pequenas bolas amarelas, do tamanho de bolas de gude, e que ao tocarem em algum inimigo explodiam.
Coração projétil: Utilizado por Lu, tal como a bola projétil era explosiva, só que com o formato de coração. Similar ao artefato usado pela Momoranger em Himitsu Sentai Goranger.
Estrela projétil: Utilizado por Go, consiste em shurikens azuis. Diferente da Bola Projétil e do Coração Projétil, não é explosivo e ainda utiliza-o transformado.
Sword Laser: Arma utilizada por Red Flash que consistia de um espada de vidro vermelha. Tem como ataque o Trovão de Fogo.
Glass Laser: Parecida com uma luva de boxe, é utilizada por Green Flash, e tem como ataque especial a Tempestade Cósmica.
Laser Ball: Na verdade não é bem uma arma,e sim o poder especial de Blue Flash.
Bastão Laser: Par de bastões amarelos utilizados por Sara que podem soltar poder congelante quando Sara diz "Bastão Laser, Freeze laser" e um ataque de energia "Bastão energético".
Shoot Laser: Utilizada por Pink Flash, consiste em um par de botas. Tem como ataques especiais o Chute Dinamite e o Passo Aquático.
Cosmic Vulcan: A bazuca dos Flashman, formada pela união das 5 vulcans (Red Vulcan, Green Vulcan, Blue Vulcan, Yellow Vulcan, Pink Vulcan) com as quais eles destroem os monstros de Keflen.

Mechas e Veículos
Turbo Laser: Motocicletas para cada um dos Flashman.
Star Condor: Fortaleza voadora dos Flashman em forma de avião, onde estão os veículos que formam o Flash King: Tanque Comando, Delta Craft e Omega Craft.
Tanque Comando: Veículo principal, comandado por Red Flash. Forma o tronco e a cabeça do Flash King.
Delta Craft: Jato pilotado por Green Flash e Yellow Flash. Forma a perna e o braço direito do Flash King.
Omega Craft: Tal como o Delta Craft também têm o formato de um jato, porém com um escudo na parte de cima. Forma a perna e o braço esquerdo do Flash King. É pilotado por Blue Flash e Pink Flash.
Flash King: O primeiro robô da série, resultante da união dos três veículos. Tem como principal arma a espada Cosmic Laser, guardada no Star Condor. Foi destruído no episódio 15 pelo monstro Za Sconder, porém logo foi reconstruído.
Titan Flash: Originalmente um imenso caminhão, aparece pela primeira vez no episódio 17. Os Flashman o ganham de Barak, que havia traído o Império Mess.
Titan Júnior: Segundo robô da série, formado pela base principal do Titan Flash.
Gran Titan: Robô imenso, formado pela união de Titan Júnior e a carroceria do Titan Flash.

Exibição no Brasil
O grande sucesso de Jaspion e Changeman abriu as portas para outras séries do tipo virem para o Brasil. Flashman foi exibido em seguida, no ano de 1989, também pela Rede Manchete. Foi um grande sucesso, consolidando ainda mais o gênero tokusatsu no Brasil. Depois disso, com a decadência do gênero no Brasil, Flashman, junto com Jaspion e outras séries, foi exibido pela Rede Record por volta de 1993 até 1995, e desde então está sumido da TV brasileira, deixando muitos fãs com saudade.


Curiosidades
Flashman foi o primeiro seriado Super Sentai a ter um segundo robô.
No episódio 5, "O sucesso das guerreiras", toca a música "Body action dance janai yo", cantada por Youko Nakamura, que interpretou a Sara/Yellow Flash.
No episódio 21, "Triste Guerreira", o ator Kazuoki Takahashi (Hayate em Changeman, Satoru em Metalder, Aman Negro em Jiraya) aparece interpretando Miram, o suposto irmão de Sara.
No episódio 27, "O Golpe da Amizade", o ator Ryouske Umizu, que no ano seguinte interpretaria Takeo/Red Mask em Maskman, aparece interpretando Ryu Akakusa,o amigo de Dan.
Kazuhisa Hirose (Wandar) pode ser visto em Jaspion no episódio "Perigo na lagoa dos noivos", onde interpretou o próprio noivo. E ainda em Liveman (seriado Super Sentai de 1988) interpretou o vilão Doutor Kempu, e em Jetman o Imperador Toranza.
Alguns atores que participaram de Flashman também fizeram participações em Black Kamen Rider. No episódio 4 tem um motoqueiro que se transforma em lobisomem interpretado por Kazuhisa Hirose. Myuki Nagato (Urk) esteve no episódio 8 da série, e no episódio 10 Jouji Nakata (Kaura) interpretou um cientista que trabalhava para os Gorgom. Ainda Mayumi Yoshida (Lu) teve uma rápida participação no episódio 37, e Akira Ishihama (Doutor Tokimura) esteve no segundo filme da série como o Doutor Makino.
O design de Gals era uma mistura de partes orgânicas e mecânicas, que ao ser confeccionada de verdade acabou gerando uma roupa muito grande e pesada, a qual no decorrer da série ficou muito avariada, já que o personagem tinha muitas cenas de ação. Então foi decidido que Gals morreria no meio da série (episódio 28, O magnífico Gals) e não no final.
Jouji Nakata (Kaura) interpretou na série Liveman o vilão Doutor Bias e atualmente é dublador no Japão. Dentre seus vários personagens, estão Alucard em Hellsing, Michael Heartland em Argentosoma, Folken em Escawflone, dentre outros.
Sayoko Hagiwara interpretou a Dyna Pink no seriado Dynaman (1983). Isso ao lado de Junichi Haruta (MacGaren, Storm, Goggle Black), que interpretou na série o Dyna Black. A atriz também foi a heroína Yurian, coadjvante da série Ultraman 80 (1980~81).
No Brasil Flashman foi a única série tokusatsu a ter seus créditos de abertura e encerramento em português e a ter dois narradores. Tal mudança ocorreu devido à rixas de Francisco Borges com o estúdio Álamo.
Jin/Red Flash foi o primeiro personagem do dublador Francisco Brêtas, o qual depois também dublou os reds em Goggle V e Maskman.
Do elenco de dublagem brasileiro já morreram Carlos Laranjeira (Go/Blue Flash), Gastão Malta (Doutor Keflen), Líbero Miguel (Monarca La Deus), Marcos Lander (Wandar), Daisy Celeste (Nefer) e Ézio Ramos (Galdan).
Atualmente Muybo Cury, o dublador brasileiro de Kaura, é locutor na Rádio Bandeirantes AM.
Depois do final da série o ator Fujita Taruzumi interprete do Jim/Red Flash casou-se com a atriz Sayoko Hagiwara interprete da Nefer, atualmente os dois moram nos EUA, aonde Sayoko segue na carreira de modelo.

Capitão Lento



Olha só que encontrei pela net
essa foi de mais...

É dificil esquecer de Capitão Planeta

Capitão Planeta

Trata-se de um herói ecológico com poderes da natureza, ele é uma combinação dos poderes dos cinco Protetores: Terra, Fogo, Vento, Água e Coração – intensificados. Todos os elementos e as forças da natureza estão à disposição do mesmo, ele possui um vasto conhecimento sobre o universo; emocionalmente é uma mistura das personalidades dos Cinco Protetores, uma combinação de suas Almas e de seus corações. Mas, acima de tudo é uma metáfora do trabalho em equipe e da cooperação. Se o Capitão Planeta for exposto a lixo tóxico, poluição do ar, chuva ácida e outros poluentes, seus poderes se enfraquecem temporariamente então ele precisa retornar à Terra para "recarregar" suas energias. O Capitão Planeta tem uma enorme empatia e "sente" o sofrimento dos outros seres – sem exceções. Por esta razão, procura não trazer sofrimento aos outros, o que o leva a usar sua inteligência além da força física na luta contra os “inimigos da Terra”. Apesar de ser um super-herói do meio ambiente, ele tem consciência de que não poderá resolver os problemas ecológicos do mundo para sempre, fazendo questão de dizer que todos precisam aceitar suas responsabilidades em relação ao futuro da Terra. Por isso, sempre repete: "O poder é de vocês!". Lembrando que as pessoas têm o poder de mudar o mundo. Como a maior parte dos Super-Heróis, o Capitão Planeta só aparece vestido em seu uniforme. Essa não é uma roupa comum e sim os elementos da Terra que fazem parte de sua composição. Com isso, ele tem a capacidade de reorganizar sua estrutura molecular e de se transformar nos vários elementos da natureza - água, vento, fogo, gelo etc. Sua aparência reflete as diversas culturas, com cabelos verdes da cor das florestas, pele azul da cor do céu, olhos castanhos da cor da Terra, peito, luvas e botas vermelho-sangue e o globo do mundo em amarelo da cor do sol. O globo está localizado no seu peito e, às vezes, muda de cor e fica cinzento quando o Capitão Planeta perde seus poderes ou é exposto a grandes níveis de poluição.
Personagens


Heróis
Gaia - dublada por Lina Rossana - com sua bela aparência de uma mulher jovem de pele levemente morena e semblante sereno, ela é o Espírito da Terra, e tendo assim sua vitalidade ligada diretamente à existência do planeta. Ela "mora" na magnífica Ilha da Esperança, único lugar do mundo onde ela tem seu corpo físico normal (nos demais locais do mundo ela só possui presença espiritual, podendo no entanto interagir verbalmente com as pessoas) e através das telas de cristal ela demonstra a situação pela qual o mundo está passando. Ela escolheu cuidadosamente cinco jovens espalhados pelo mundo - que ela chama de "os Protetores" - e concedeu-lhes anéis cujos poderes controlam os fenômenos da natureza, mais o poder do Coração. Quando unidos, estes cinco poderes convocam o grande defensor da Terra, o Capitão Planeta. A aparência de Gaia simboliza a mistura de todas as etnias que compõem a humanidade.
Capitão Planeta (Captain Planet), dublado por Ricardo Schnetzer - o grande herói da Terra, que surge da fusão dos cinco poderes dos Protetores. Sua roupa representa todas as virtudes e elementos de nosso mundo: suas luvas e botas (vermelho) representam o fogo; sua pele cristalina são o vento e a água; seus cabelos verdes simbolizam as florestas (coração do mundo), ou seja, a consciência das pessoas com relação ao seu papel global; seus olhos são marrons como a terra; e o globo dourado no peito evidencia a vitalidade mundial. Ele enfraquece com qualquer forma de poluição e recarrega seus poderes através dos elementos puros da Terra. O Capitão também pode se transformar em qualquer um dos elementos da terra. Ele combina bondade, sensibilidade, inteligência e super-força em sua luta contra os que destróem a Terra. Sua frase-lema "O poder é de vocês!" indica o fato de que ele sozinho não pode resolver todos os problemas do mundo e por isso cabe em maior parte este papel à conscientização da humanidade com um todo em defesa da Terra.
Os Protetores (The Planeteers) - são os cinco adolescentes eleitos como Protetores por Gaia e a eles confiados os poderes da natureza. Eles se diferenciam das demais pessoas por sua maior maturidade e consciência perante à situação de nosso mundo. São eles:
Kwame, dublado por Ettore Zuim - rapaz negro do Quênia, na África. Sempre sofreu muito com a seca, pobreza, racismo, fome e doenças que assolam sua terra. Ele é aparentemente o líder dos Protetores e possui uma personalidade direta e focada em seu dever de Protetor, além de ser conservacionista e firme em suas convicções. Possui o anel da terra.
Willer, dublado por Carlos Marques - este americano nascido e criado entre as favelas e subúrbios do Brooklyn é o "comediante" do quinteto. Presenciou brigas de gangues e todos os tipos de violência urbana. Tem uma personalidade impulsiva (às vezes imprudente), brincalhona, alegre e sempre com alguma piada a tiracolo, mas sabe tratar com seriedade quando é necessário. Alimenta um romance não correspondido por Linka (que não lhe dá qualquer atenção) e possui o anel que comanda o fogo.
Linka, dublada pela Marisa Leal - esta garota da antiga União Soviética é o cérebro do grupo. Intelectual, lógica, analítica e muito educada, entende de computadores e programa como ninguém. É a mais madura, sensata e correta do grupo. Não gosta de Willer, por quem vive sendo cortejada. Seu anel controla o vento.
Gi, dublada por Iara Riça - ela vem do Japão e adora esportes e natureza, sendo exímia conhecedora de biologia, principalmente dos mares. Ela mistura gosto refinado com uma personalidade alegre e entusiástica, tal como Willer, e ama as criaturas aquáticas. Sem contar que é atlética e pratica muitos esportes, principalmente o surfe. Gi pode controlar a água com o anel dado por Gaia.
Ma-Ti, dublado por Oberdan Júnior - um menino índio nativo da América do Sul (pode ser Brasil ou Peru). É o mais jovem, sensível e sentimental do grupo, mas também é interiormente muito forte em sua luta pela defesa da Terra. Seu povo possui um tipo de vínculo espiritual com a natureza, o qual parece permitir com esta alguma comunicação interior. Conhece a natureza com seus benefícios e perigos como ninguém. Seu melhor amigo é seu macaco-aranha de estimação chamado Sushi, que o acompanha em sua trajetória. Seu anel do coração permite-lhe comunicar-se telepaticamente com qualquer ser vivo, ler suas mentes e até aplacar seus ódios e raivas mais profundas.


Vilões
Estes são os que fazem o mal, ou seja, espalham poluição e destruição pelo mundo, portanto sendo inimigos diretos do Capitão Planeta e os Protetores.
Zarm, dublado algumas vezes por Garcia Júnior - o principal inimigo de Gaia e do Capitão Planeta. Ele é, assim como Gaia, um espírito planetário, porém destruidor e maligno - em contraste com Gaia, Zarm pode se manifestar fisicamente aonde bem quiser. Ele devastou inúmeros mundos pelo universo afora e tentou fazer o mesmo com a Terra, onde acabou derrotado e expulso por Gaia. Com sua maldade e escuridão ele tenta de tudo para consumar o lado mau da espécie humana a fim de que esta destrua a si mesma e seu próprio mundo. Normalmente aparece disfarçado para enganar as pessoas ao seu redor, mas na maioria das vezes se caracteriza por seus longos cabelos negros e um tipo de armadura imperial que lhe confere uma pose majestosa. Sua corrupção e sede de poder não possuem limites.
Porco Greedly (Hoggish Greedly), dublado por Dario Lourenço - ele possui o aspecto de um porco seboso, comporta-se, vive e até grunhe como um porco. É também muito ganancioso (isso se evidencia pelo seu nome), mesmo que a Terra sofra com isso. Ele possui maneiras asquerosas de um autêntico suíno e adora devorar recursos preciosos (em mais ênfase não-renováveis como petróleo e minerais). Veste-se na maioria das vezes com uma roupa "operacional" muito larga e ensebada com gravata azul e botas grossas. Seu capanga-mor é Rigger, um magrelo nojento, queixudo e dentuço vestindo roupas de punk, boné de baseball, calças de suspensórios e botas estreitas.
Drª. Blight, dublada por Sônia Ferreira - uma brilhante mas pérfida cientista que adora utilizar a ciência para fins diabólicos: criar novas toxinas, monstruosidades biológicas, espalhar a poluição e outras que envolvam seu intelecto, e tudo isso lhé dá o nome "blight" ("podre" em inglês). Por falar em intelecto, Blight possui como ajudante o supercomputador chamado M.A.L. (dublado por Issac Schneider), cuja inteligência artificial é puramente voltada para o mal. Ela veste um tipo de "jumpsuit" cor-de-rosa justo ao corpo, botas finas e um cinto de utilitários, além de um pequeno topete desbotado que lhe cai sobre um dos olhos para esconder tal parte do rosto desfigurada por queimaduras de ácido em experiências anteriores.
Looten Plunder, dublado algumas vezes por Magalhães Graça e José Santa Cruz - ele adora dinheiro mais que tudo. Sempre vestindo elegantes ternos geralmente feitos de pelagem animal e com cabelos presos em rabo-de-cavalo, este obscuro magnata se utiliza de fazer o mal de forma mais ampla aos seres vivos em sua viciante busca financeira: seja ameaçando animais e vegetais até mesmo contratar serviços mercenários para eliminar todos, de pessoas a governos, que ousem cruzar seu caminho. Ele vive em fortalezas móveis de alta tecnologia que devastam tudo o que existir pela frente. Seu mercenário assecla Argos Bleak adora executar qualquer serviço sujo para seu chefe - e para ser bem pago também.
Duke Nukem, dublado por Amaury Costa - ele parece um homem revestido com pedras radioativas douradas. Aliás, radiação é o que ele mais gosta. Ele está sempre em busca deste tipo de material não só para consumir e ficar mais forte mas também para contaminar a Terra com sua radiação. Ele se veste com roupas de havaiano (chinelos, camisa de turismo, bermudão e óculos escuros) e gosta principalmente de "banhos" de radiação. Seu capanga Roupa-de-Chumbo (Plumb Suit) - dublado por Paulo Pinheiro - é normalmente um covarde que se assusta com o poder de seu chefe.
Verminoso Escória (Verminous Scum), dublado por Marcos Miranda e Miguel Rosenberg - ele é literalmente um rato (humanóide, claro) e vive nos imundos esgotos subterrâneos das grandes cidades. Ele gosta de poluir utilizando principalmente materiais de esgotos e não pensará duas vezes em lançar hordas de ratos, lixo e produtos químicos nocivos para fora de seus domínios. Veste roupas velhas e acabadas, compostas de um traje roxo imundo com capuz vermelho. Não possui um capanga secundário fixo.
Matreiro (Sly Sludge), dublado algumas vezes por Isaac Bardavid e Antonio Patino - como seu nome sugere, ele possui uma astúcia enorme para fazer mal ao mundo. Ele lida principalmente com lixo e produtos tóxicos, fingindo tratar dos mesmos com seriedade mas na realidade costuma despejar toda a sujeira em rios, lagos, florestas e outros ambientes naturais; não havendo onde se desfazer do lixo, ele o queima a céu-aberto sem se importar com o risco de ele se transformar em chuva ácida. De forma similar ao Porco Greedly, Matreiro visa entrar e sair de cena sem ser focado pelas autoridades locais e menos ainda pelos Protetores. Veste-se usualmente com um tipo de uniforme de operário, com cabelos alongados para trás e uma barriga enorme. Seu parceiro Sujão (Ooze) não passa de um trapalhão chorão e incompetente.
Capitão Poluição (Captain Pollution) - este doppelgänger do Capitão Planeta é a combinação dos poderes poluidores dos anéis malignos criados por Blight para ela mesma, Duke Nukem, Matreiro, Escória e Plunder. Tais anéis - Ódio, Super-Radiação, Fumaça, Tóxicos e Desmatamento, respectivamente - são cópias malignas dos anéis dos Protetores (que Blight roubou e deles criou as cópias). Em uma inversão plena ao herói, o Capitão Poluição se fortalece com poluidores tóxicos e enfraquece com os elementos puros de nosso planeta.




Capitão Planeta



Sunday, September 17, 2006

O Pirata do Espaço (Groizer X)

Uma nave de pesquisa do distante planeta Gailar chamada Gelmos, executava uma grande expedição pelo espaço, quando teve de fazer uma aterrissagem forçada na Terra, por problemas técnicos. Com dificuldades em voltar ao seu planeta, a tripulação opta por hibernar, enquanto espera pelo resgate.

Testes nucleares realizados pelos humanos, danificam os equipamentos da nave e suspende a animação suspensa da tripulação. Sem poder hibernar novamente e ainda impossibilitados de retornar ao seu planeta, o então Imperador Geldon, constrói uma base alienígena no Pólo-Norte, com vistas a facilitar os planos de conquista da Terra, começando pelo Japão.

Geldon mata o comandante da nave, contrário aos seus planos e prende o Prof. Yan, um brilhante cientista gailariano, construtor de aeronaves. Yan também era contrário aos planos de Geldon, que prometeu soltá-lo em troca da construção de uma poderosa nave de guerra a ser usada na invasão do Japão.

O Prof. Yan desenvolve uma supernave bombardeiro, chamada Pirata do Espaço. Mas na verdade, ele não planejava entregá-la a Geldon e sim fugir com sua filha Rita, na própria nave. Os soldados do império Gailar o atacam e Rita foge sozinha para o Japão a pedido do pai, que é atingido por um tiro.

Rita, acaba caindo com o "Pirata", numa ilha que abriga a base área Akane. O professor Tobishima, chefe da base, e Joe Kaiasaka, um piloto de sua equipe, vão investigar a nave caída, onde encontram Rita sangrando.

Após isso, Rita passa a fazer parte da equipe que irá ajudá-la na batalha contra os ataques do Império Gailar. Uma base secreta é construída, onde abriga o Pirata do Espaço, pilotado agora por Joe, ao lado de Rita.

Com isso, Rita também passa a viver um grande dilema, tendo que lutar contra o seu povo e matar pessoas que faziam parte de seu convívio familiar em Gailar.

Após sucessivas batalhas entre o Pirata do Espaço e os robôs-bombas inimigos, chega a batalha final, onde o Império Gailar é destruído e Rita reencontra seu pai (que era dado como morto).

No Brasil

O Pirata do Espaço foi um anime que fez parte da vida de toda uma geração de crianças dos anos 80. Foi exibido pela primeira no Brasil entre 1983/85 pela Rede Manchete no programa "Clube da Criança", apresentado por Xuxa. Em 1994, foi reprisado pela CNT no programa "Tudo por Brinquedo", apresentado por Mariane. Na reprise, sofreu constantes cortes na abertura e encerramento, além dos episódios serem apresentados fora de seqüência.

Armas

O pirata do Espaço era uma fortaleza voadora. Possuía armas poderosas tais como:

Bola de fogo (atiradas das antenas);
Metralhadora Pirata;
Míssil Pirata;
Míssil Final - única das armas do Pirata que podia ser direcionada para trás. Aliás isso era um dos pontos fracos da nave;
Sônico (saía do "nariz");
Arco-ìris Pirata;
Torpedo Voador - arma mais poderosa. Um Torpedo Gigante, geralmente usado para finalizar um combate, sendo o golpe de misericórdia;

Auxiliares

Além disso carregava nele 3 pequenas naves de apoio:
Jato Pirata - Um jato de combate;
Tanque Pirata - Um poderoso tanque-escavadeira;
Tubarão Pirata - Pequeno submarino;

Robô Gigante

O pirata do espaço também podia se transformar em um robô gigante e lutar.

Ficha Técnica

Título: O Pirata do Espaço (Gloizer X/1975/Cor/Japão)
Criação: Go Nagai e Gosaku Sakurada
Personagens: Joe Kaiasaka, Rita, Prof. Tobishima, Sabu, Ippei, Ricky, Bacu, Gen, Dr. Yan, Imperador Geldon, General Dagar e Marechal Rogus.
Estúdio: NAC
Distribuição: VTI Network
Formato: 36 episódios de 24 minutos
Dublagem: Herbert Richers/RJ